Explorando o C# 13: Novas Funcionalidades em 90 Minutos
Domine C# 13: Aprenda Sintaxe, Tipos e Boas Práticas
Neste tutorial, vamos mergulhar na sintaxe fundamental de um programa em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. e compreender como escolher e trabalhar com os principais tipos de dados da linguagem. A ideia é que você, ao final desta leitura, esteja confortável para declarar variáveis, manipular valores e aproveitar recursos básicos de sintaxe que tornarão seu código mais legível e eficiente.
Estrutura Básica de um Programa em C# 13🔗
Em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET., a estrutura básica de um programa permanece bastante intuitiva, mantendo-se próxima do que já existia em versões anteriores. Um programa simples ainda pode ser escrito em um único arquivo, com a seguinte forma:
using System;
namespace MeuPrograma
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine("Bem-vindo ao C# 13!");
}
}
}
Pontos Importantes
1. NamespaceIntrodução aos principais namespaces e bibliotecas padrãoExplore um tutorial prático sobre C# 13, descobrindo os namespaces e bibliotecas da BCL. Melhore a performance e legibilidade do seu código.: Agrupa classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. e outros tipos afins dentro de um contexto lógico.
2. Classe Program
: É a classe principal na qual o ponto de entrada (Main
) está contido.
3. Método Main
: Onde a execução do programa começa. Ele pode receber argumentos (string[] args) quando invocado via linha de comando.
4. Instruções using
: Importam namespacesIntrodução aos principais namespaces e bibliotecas padrãoExplore um tutorial prático sobre C# 13, descobrindo os namespaces e bibliotecas da BCL. Melhore a performance e legibilidade do seu código. para uso dentro do código. Com o C# 13, você pode usar o recurso de global using
Uso aprimorado de 'global using' e importações simplificadas no C# 13Explore as inovações do C# 13: aprenda a utilizar global using para reduzir repetições e modernizar seu projeto com eficiência e clareza. para simplificar ainda mais suas importações, mas não entraremos em detalhes avançados aqui.
Declaração e Atribuição de Variáveis🔗
Uma das primeiras operações que você fará em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. é declarar variáveis para armazenar dados. A sintaxe padrão para declarar uma variável é:
<TIPO> <NOME_DA_VARIAVEL> = <VALOR_INICIAL>;
Por exemplo:
int numero = 10;
string saudacao = "Olá, C# 13!";
Exemplo Prático
using System;
namespace FundamentosCSharp13
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
// Declarando variáveis básicas
int idade = 25;
double salario = 3500.75;
bool ativo = true;
string mensagem = "Explorando sintaxe e tipos de dados!";
// Exibindo valores
Console.WriteLine(mensagem);
Console.WriteLine($"Idade: {idade}");
Console.WriteLine($"Salário: {salario}");
Console.WriteLine($"Está ativo? {ativo}");
}
}
}
Observações
int
armazena números inteiros.double
armazena números reais de dupla precisão.bool
indica valores lógicos (verdadeiro/falso).string
representa sequências de caracteres.
Tipos de Dados Fundamentais no C# 13🔗
A linguagem oferece uma variedade de tipos nativos que cobrem desde números inteiros até cadeias de caracteres e tipos lógicos. Abaixo, resumimos os principais:
Tipo | Tamanho/Capacidade | Exemplo de Uso |
---|---|---|
byte | 8 bits (0 a 255) | Usado para manipular bytes brutos. |
short | 16 bits (-32.768 a 32.767) | Quando precisa de inteiros menores. |
int | 32 bits (-2.147.483.648 a 2.147.483.647) | Tipo inteiro mais comum. |
long | 64 bits | Para inteiros muito grandes. |
float | 32 bits (precisão simples) | Cálculos de ponto flutuante simples. |
double | 64 bits (precisão dupla) | Cálculos em geral, mais preciso. |
bool | 1 bit (representado em 1 byte) | Valores lógicos: true ou false. |
char | 16 bits (Unicode) | Armazena um caractere. |
string | Variável (coleção de chars) | Textos e mensagens. |
Inferência de Tipo com var
Para facilitar, C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. mantém o uso de
var
para inferência de tipo. O compilador determina automaticamente o tipo da variável de acordo com o valor atribuído:
var nome = "Maria"; // O compilador infere como string
var quantidade = 15; // O compilador infere como int
O uso de var
pode melhorar a legibilidade em partes do código onde o tipo é óbvio ou muito extenso, mas use com cautela para manter a clareza.
Conversões Entre Tipos🔗
Muitas vezes, será necessário converter valores de um tipo para outro. Em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET., o processo continua o mesmo:
- Conversões Implícitas: Quando não há perda de precisão (por exemplo, de
int
paralong
). - Conversões Explícitas: Exigem casts manuais (por exemplo, de
double
paraint
).
int valorInt = 100;
long valorLong = valorInt; // Conversão implícita
double altura = 1.75;
int alturaConvertida = (int)altura; // Conversão explícita, truncando casas decimais
Constantes🔗
Para valores que não devem mudar em tempo de execução, utilizamos const:
const double Pi = 3.14159;
- const exige atribuição na declaração e não pode mais ser alterado.
- Use nomes descritivos e letras maiúsculas para constantes de escopo global, de forma a facilitar a leitura.
Strings e Interpolação🔗
Em versões recentes do C#, incluindo o C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET., a interpolação de strings é um recurso amplamente utilizado para tornar o código mais limpo:
int idade = 30;
string nome = "Alice";
// Interpolação de string
Console.WriteLine($"A usuária {nome} tem {idade} anos.");
- Use chaves
{ }
para inserir valores de variáveis ou expressões dentro de uma string. - Esse recurso facilita a formatação e reduz o uso de concatenações extensas.
Comentários🔗
Comentários são fundamentais para documentar o raciocínio do seu código. Em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET., nada mudou quanto a isso, mas vale relembrar as opções:
// Comentário de uma linha
/* Comentário
de múltiplas linhas */
/// Comentário de documentação XML
Boas Práticas de Organização🔗
- Nomes Descritivos: Escolha nomes de variáveis, métodos e classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. que permitam iluminar a intenção do seu código.
- Separação de Conceitos: Divida seu código em métodos e classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. para cada propósito específico.
- Legibilidade: Mantenha o tamanho das linhas e dos blocos de código reduzido, facilitando a leitura.
Exemplo Consolidado🔗
Abaixo, apresentamos um pequeno programa que declara diversas variáveis, faz algumas conversões e imprime resultados na tela, demonstração completa desse conteúdo básico:
using System;
namespace FundamentosCSharp13
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
// Variáveis de diferentes tipos
int anoAtual = 2023;
short mesAtual = 8;
double cambioDolar = 4.95;
bool isEstudante = true;
const string MONITOR = "Samsung UltraView";
// Inferência de tipo
var nomePessoa = "Carlos";
var alturaPessoa = 1.82;
// Conversão explícita
int alturaInteira = (int)alturaPessoa;
// Impressões
Console.WriteLine($"Nome: {nomePessoa}");
Console.WriteLine($"Altura (exata): {alturaPessoa}");
Console.WriteLine($"Altura (inteira): {alturaInteira}");
Console.WriteLine($"Ano/Mês atual: {anoAtual}/{mesAtual}");
Console.WriteLine($"Cotação do dólar: {cambioDolar}");
Console.WriteLine($"É estudante? {isEstudante}");
Console.WriteLine($"Modelo do Monitor: {MONITOR}");
}
}
}
Neste exemplo, vemos como combinar variáveis de tipos distintos, constantes, conversões e interpolação de strings para manter o código limpo e objetivo.
Conclusão🔗
Neste tutorial, exploramos a sintaxe básica do C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. e entendemos como trabalhar com os principais tipos de dados. Saber declarar, atribuir e converter valores é a fundação para qualquer aplicação em C#, e o uso das convenções corretas aumenta a legibilidade e a qualidade do seu código.
No próximo passo de sua jornada com C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET., lembre-se de solidificar esses conceitos em pequenos projetos práticos, de modo a criar uma base sólida para evoluir para recursos mais avançados, mantendo sempre o foco em boa legibilidade e desempenho.
Autor: Marcelo V. Souza - Engenheiro de Sistemas e Entusiasta em IoT e Desenvolvimento de Software, com foco em inovação tecnológica.
Referências🔗
- Documentação Oficial Microsoft sobre C# - Essencial para entender a sintaxe e os tipos de dados abordados no tutorial: docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/