C# 13: Testes Automatizados e Depuração em 90 Minutos
C# 13: Padrões e Organização para Código de Alta Performance
Este tutorial apresenta um roteiro prático e narrativo para que você adquira, de forma clara e rápida, as principais recomendações de organização do código em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET.. Essas estratégias visam aprimorar a legibilidade, simplificar a manutenção e aumentar a eficiência do seu desenvolvimento.
Introdução🔗
Imagine manter um projeto de código-fonte ao longo dos anos sem precisar de refatorações complexas e demoradas. Essa é uma das grandes vantagens de aplicar boas práticas de organização do código. Com o C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET., novos recursos, como o uso simplificado de usings e aprimoramentos em classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. parciais, facilitam ainda mais a vida do desenvolvedor que busca um código limpo, coeso e fácil de entender.
Por que a organização é importante?🔗
A organização do código pode parecer secundária quando comparada à implementação de funcionalidades. Porém, é muito mais fácil evoluir e refatorar um sistema que segue padrõesNovos recursos de pattern matching em C# 13Descubra as novas construções e simplifique seu código com os aprimoramentos de pattern matching no C# 13, elevando legibilidade e desempenho. estáveis de formatação e arquitetura. Alguns benefícios:
1. Manutenção facilitada: Ajustes e correções tornam-se simples de realizar.
2. Escalabilidade: É mais prático dividir o sistema em módulos claros do que tentar reunir partes dispersas.
3. Colaboração: Equipes grandes entendem melhor um projeto organizado, colaborando de forma eficiente.
4. Leitura rápida: Qualquer pessoa, incluindo você, consegue rapidamente encontrar o que precisa no código.
Estrutura de pastas e nomeação de arquivos🔗
Uma posição inicial para organizar seu projeto em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. é a definição de estrutura de pastas coerentes:
- Pasta “Models” para classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. de dados.
- Pasta “Services” (ou “Business”) para regras de negócio.
- Pasta “Controllers” ou “API” para camadas que lidam com requisições.
- Pasta “Utils” (ou “Helpers”) para métodos de utilidade geral.
No Visual StudioPrimeiro projeto: executando seu código C# 13 no Visual StudioAprenda a criar e executar seu projeto em C# 13 com o Visual Studio. Descubra dicas práticas que elevam performance e legibilidade do código., você pode criar novos Projects dentro de uma solução e distribuir camadas em pastas, conforme a necessidade de cada contexto. Mantenha nomes de arquivos alinhados ao conteúdo. Por exemplo, se a classe se chama
CadastroDeClientes
, o arquivo deve ter o mesmo nome:
// CadastroDeClientes.cs
public class CadastroDeClientes
{
// ...
}
Convenções de nomenclatura🔗
C# 13 segue os padrõesNovos recursos de pattern matching em C# 13Descubra as novas construções e simplifique seu código com os aprimoramentos de pattern matching no C# 13, elevando legibilidade e desempenho. convencionais de nomenclatura, que trazem mais clareza ao código:
- Classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. e Métodos: usar
PascalCase
, começando cada palavra em maiúscula, p. ex.CalculadoraFinancas
. - Propriedades:
PascalCase
, p. ex.SaldoAtual
. - Variáveis locais e parâmetros:
camelCase
, p. ex.saldoAtual
. - Constantes:
PascalCase
ouSCREAMING_CAPS
, dependendo do guia do seu time. - Interfaces
Trabalhando com interfaces e coleções aprimoradas em C# 13Descubra como as implementações padrão em interfaces e coleções aprimoradas do C# 13 otimizam a criação de códigos modulares, seguros e performáticos.: prefixá-las com “I”, p. ex.
IRepositorioCliente
.
Esses padrõesNovos recursos de pattern matching em C# 13Descubra as novas construções e simplifique seu código com os aprimoramentos de pattern matching no C# 13, elevando legibilidade e desempenho. ajudam a encontrar rapidamente elementos do projeto, evitando confusão e assegurando consistência.
Agrupando lógicas com classes parciais🔗
Uma das melhorias mais comentadas na linguagem C# é o uso de classesBoas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. parciais. Embora esse recurso não seja especificamente novo em C# 13, a manutenção de grandes classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. ficou mais simples com os recursos de IntelliSense, global using
Uso aprimorado de 'global using' e importações simplificadas no C# 13Explore as inovações do C# 13: aprenda a utilizar global using para reduzir repetições e modernizar seu projeto com eficiência e clareza. e suporte avançado no compilador Roslyn
Entendendo o compilador Roslyn no C# 13Descubra como o compilador Roslyn transforma o desenvolvimento em C# 13, oferecendo transparência, performance e extensibilidade para um código intuitivo..
Quando usar? Se uma classe for responsável por diversas funções pequenas (ou extensões), divida-a em vários arquivos usando partial class
. Dessa forma, cada arquivo “carrega” apenas a parte da lógica correspondente ao seu escopo, mantendo o principal mais conciso:
// CadastroDeClientes.ParteA.cs
public partial class CadastroDeClientes
{
public void CriarCliente(string nome)
{
// Lógica para criar cliente
}
}
// CadastroDeClientes.ParteB.cs
public partial class CadastroDeClientes
{
public void AtualizarCliente(int id, string novoNome)
{
// Lógica para atualizar cliente
}
}
Com isso, você separa responsabilidades e torna cada arquivo imediatamente reconhecível pelo que faz.
Explorando “global using”🔗
O recurso de global using
no C# 13Uso aprimorado de 'global using' e importações simplificadas no C# 13Explore as inovações do C# 13: aprenda a utilizar global using para reduzir repetições e modernizar seu projeto com eficiência e clareza.
O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. ajuda a reduzir a quantidade de blocos de
using
repetidos em cada arquivo. Basta criar (ou usar) um arquivo específico – geralmente chamado de _Imports.cs
ou GlobalUsings.cs
– para centralizar importações que serão utilizadas em todo o projeto:
// GlobalUsings.cs
global using System;
global using System.Collections.Generic;
Essa prática traz organização ao remover linhas redundantes em múltiplos arquivos, aumentando a legibilidade e a coerência do projeto.
Escopos e visibilidade🔗
Para manter o acoplamento (dependênciaGenética do vício: por que algumas pessoas ficam viciadas mais facilmente?Descubra como a genética pode influenciar o vício e entenda como fatores biológicos e ambientais se combinam na dependência. entre classes) o mais baixo possível, defina corretamente a visibilidade de cada tipo e membro:
public
: restringir apenas para classesBoas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. e métodos destinados à interação externa.
internal
: quando só precisa ser acessível dentro do mesmo assembly (projeto).private
ouprotected
: para detalhes internos de implementação, mantendo o encapsulamento e a segurança.
Dessa maneira, a implementação detalhada fica isolada, beneficiando a manutenção e reduzindo o risco de quebra de código.
Orientação a componentes reutilizáveis🔗
É importante quebrar lógicas complexas em componentes bem especificados, como métodos utilitários ou extensões. Evite blocos de código longos que façam tudo ao mesmo tempo. Exemplo:
public class FinanceiroService
{
public decimal CalcularImpostos(decimal rendaBruta)
{
// Responsabilidade única:
// 1. Calcular o valor do imposto
var aliquota = ObterAliquota(rendaBruta);
return rendaBruta * aliquota;
}
private decimal ObterAliquota(decimal renda)
{
// Regra interna apenas do FinanceiroService
return renda > 5000 ? 0.20m : 0.10m;
}
}
- Foco na responsabilidade única: cada método realiza uma única tarefa.
- Reduzir duplicações: mantenha a lógica de cálculo de imposto em um local único, chamando onde for necessário.
Padrões de comentários🔗
Mantenha os comentários relevantes e diretos ao ponto. Use comentários de documentação (///
) em classesBoas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC., métodos e propriedades para gerar documentação XML que pode ser consumida por ferramentas ou por IntelliSense. Exemplo:
/// <summary>
/// Responsável por criar novos usuários no sistema.
/// </summary>
/// <param name="email">Endereço de e-mail do usuário.</param>
/// <param name="senha">Senha definida pelo usuário.</param>
public void CriarUsuario(string email, string senha)
{
// ...
}
Comentários em excesso podem poluir o código. Documente apenas o que não está claro pela própria escrita do código.
Conclusão🔗
Seguir boas práticas de organização em C# 13O que é C# 13 e por que aprender em 90 minutosExplore as inovações do C# 13 e melhore a legibilidade do seu código. Este tutorial prático de 90 minutos oferece dicas essenciais para desenvolvedores .NET. não apenas melhora a estética do seu código, mas também aumenta a produtividade a longo prazo. Ao aplicar convenções de nomenclatura, estruturar suas pastas de modo coerente, aproveitar classes
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. parciais, utilizar o recurso de
global using
e manter a visibilidade apropriada das classesUso aprimorado de 'global using' e importações simplificadas no C# 13Explore as inovações do C# 13: aprenda a utilizar global using para reduzir repetições e modernizar seu projeto com eficiência e clareza.
Boas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC., você assegura que o seu projeto se mantenha intuitivo, limpo e sustentável.
Considere revisar periodicamente seu código à medida que novos recursos da linguagem surgem ou que a sua aplicação cresce em complexidade. Assim, você garante que o código permaneça bem organizado, facilitando novas implementações e a colaboração entre equipes de desenvolvimento.
Dica Final: Sempre procure simplificar. Se perceber que uma classe acumula muitas funções ou responsabilidades, avalie extrair partes dela em novas classesBoas práticas de performance e memória para jogos em C# 13Descubra técnicas para otimizar desempenho e uso de memória em jogos com C# 13, utilizando structs, pooling e melhores práticas do GC. ou métodos. Manter um olhar crítico sobre o acoplamento e a coesão torna seu projeto mais elegante e pronto para evoluções futuras.
Autor: Marcelo V. Souza - Engenheiro de Sistemas e Entusiasta em IoT e Desenvolvimento de Software, com foco em inovação tecnológica.
Referências🔗
- Documentação Oficial da Microsoft sobre C#, que inclui detalhes e novidades da linguagem, servindo de base para boas práticas e padrões de organização do código abordados no tutorial: docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/